sexta-feira, dezembro 9

Direita e Esquerda 3

A quem não interessa esta confusão que se faz com direitas e esquerdas, esquemas simplistas e mal intencionados?

Não interessa a quem não admite ser extremista em relação ao poder instituído, mas que pretende reformar esse mesmo poder. Não pretende mudar apenas o essencial para que tudo continue na mesma. Pretende mudar para melhor, para diferente.

Por exemplo, Sócrates diz que quer fazer as mudanças necessárias para conseguir manter, viabilizar financeiramente, o Estado Social. Ninguém quer pôr em causa o Estado Social, mas é por causa dele que estamos em "crise": a capacidade de criar riqueza não cresce com a velocidade com que cresce a despesa que este mesmo Estado cria.

A alternativa apresentada por alguns é uma sociedade colectivista e socialista. Radicalmente diferente, logo aceita de bom grado a etiqueta "de esquerda, muito de esquerda, extrema esquerda", porque é essa mensagem de rotura que pretende.

Mas, e o Liberalismo Clássico? Que defende a economia de mercado. Que não se reconhece nem na esquerda nem na direita? Que tem como principal valor a liberdade do indivíduo? Como é que nos podem catalogar de extrema-direita? Isso obviamente não é sério.

Só a ignorância impede que se perceba que o Comunismo, o Fascismo e o Nazismo são faces diferentes da mesma coisa, não os extremos de uma ideologia bidimensional que tem a social-democracia no meio. Essa ideologias totalitárias fazem parte do mesmo polo, que tem como na outra ponta o Liberalismo. O Liberalismo como defensor máximo da liberdade, os regimes totalitários como os que maiores ódios levantam à liberdade individual. Pelo meio temos inúmeros tipos de regime, que dão algumas liberdades ao indivíduo e que lhe retiram outras.