segunda-feira, novembro 28

Direita e Esquerda 2

A política não é um filme, não há bons nem há maus. Há pessoas, logo há interesses, logo há lobis, logo há uma luta pelo poder por entre os vários grupos para proteger esses interesses. Essa é uma das motivações da política, que é legítima, porque é própria da natureza humana. Mas há também motivações políticas por causa de filosofias diferentes, maneiras diferentes de encarar o homem e a sociedade. São muitas as coisas que separam as diferentes forças políticas, e no meio disto tudo aparecem duas categorias?! Direita e Esquerda?! Bons e maus?

A quem interessa esta divisão? Esquerda e Direita?

1- Interessa a quem está no meio. Os chamados partidos do centro, que são os que pretensamente são menos ideológicos, ganham a fama de serem moderados. Ora bem, eles não são moderados, são apenas aqueles que defendem o statu quo, a maneira como as coisas estão, e são os partidos, são os dominadores do regime, os detentores do poder. A esses interessa a imagem de moderação para afastar as novas ideias. Mas eles são tão ideológicos como qualquer outro, a única diferença é que a sua ideologia já está posta à prova, para o bem e para o mal.

2- Interessa a quem quer ter o papel de revolucionário - os partidos que se apresentam com o papel de mudança fracturante: o bloco de esquerda e o partido comunista por exemplo, partem deste principio: se ser de esquerda é bom, ser-se muito de esquerda só pode ser melhor. O problema está em saber o que é ser de esquerda, e é dessas ideias e discussões que eles tentam fugir como o diabo foge da cruz.