segunda-feira, novembro 21

"fascistas"

Para quem não sabe o Fascismo surgiu como reacção aos Estados Demoliberais sob a capa de luta anti-comunista. Na verdade as semelhanças entre o Fascismo e o Comunismo são imensas. A principal semelhança é o ódio que ambas as ideologias têm ao Liberalismo.

Para quem não sabe Salazar era anti-liberal e não era fascista, o nosso tipo de governo não era igual ao italiano, ao qual se apelidou de fascista, simplesmente a palavra fascista não pode descrever todas as ditaduras.

Para quem não sabe o período que se seguiu ao 25 de Abril de 74 foi de profunda repressão ideológica, prisões políticas e de anarquia económica. A caça às bruxas que se desencadeou nesse período fez mais presos políticos do que os que havia quando começou a revolução. Se em Portugal hoje existe uma democracia ela não começou a 25 de Abril, começou a 25 de Novembro e faz esta semana 30 anos, e não 31.

Na altura, os seus autores encontraram uma formula mágica para se desenvencilhar de todos os adversários políticos: bastava que se dissesse a palavra "fascista" e essa pessoa estava arruinada para o resto da (talvez muito curta) vida.

É esse o tipo de discurso que se continua a fazer (sobretudo) pelo PCP e com que intoxica os seus seguidores de menos capacidades intelectuais: em vez de usar um argumento dizem que tal tipo "é fascista", é mais fácil de entender e resulta.

De cada vez que ouvirem alguém dizer que outrém é "fascista" tenham medo de quem acusa. Tenham muito medo.