terça-feira, novembro 8

o roubo do Estado Providência

Candidato socialista à presidência da República defende que «têm de ser encontradas» soluções políticas para problemas de emprego e integração social dos grupos de jovens envolvidos nos tumultos na França.

Para Mário Soares a consequência política que se deveria retirar do vandalismo em França era apoiar os vândalos com empregos e integração social. Por outras palavras apoiá-los mais. Por outras palavras arranjar subsídios. Por outras palavras: dinheiro.

Numa sociedade pré-socialista onde o dever do Estado é cuidar de todos os cidadãos, o famoso Estado Social ou Estado Providência, a tarefa deste está sempre destinada ao fracasso. É impossível resolver os problemas de todas as pessoas. O que acontece é que aqueles que mais o exigirem são aqueles que mais conseguirão. Aqueles que mais força têm são aqueles que mais conseguem tirar. Os que gritam mais alto são aqueles que mais se conseguem fazer ouvir.

Uns porque têm conhecimentos conseguem o que querem. Uns porque têm cunhas conseguem o cargo que querem. Os que têm dinheiro conseguem-no pela corrupção. Os que não têm conseguem-no pela violência.

O cidadão honesto e calado todos os dias é roubado porque é ele que paga sempre que outrem pede a responsabilidade do Estado. É esta a "Justiça Social" que é exigida.

publicado também n' O Eleito