domingo, dezembro 4

em defesa da Civilização e da Liberdade

É normal gostar de um determinado país, sem que isso tenha em si motivações políticas, se gostasse da Bélgica, como algumas pessoas gostam, isso seria normal. O que é anormal é odiar um país. Eu não odeio Cuba, por exemplo. Acho que é um país extraordinário, com uma cultura interessantíssima, que tem um regime repressivo que maltrata o seu povo. Odiar os EUA é que é anormal.

Esse ódio deriva do preconceito ideológico. É que há ideologias que ainda não aceitam o Capitalismo, como o único sistema económico que dá liberdade ao homem, que permite o seu progresso e o seu bem-estar. Essas ideologias não gostam da nossa Civilização, o que é diferente de estar insatisfeito com ela. Eu, e muitos como eu, estamos insatisfeitos, e queremos reformá-la. Outros simplesmente pretendem construir uma outra completamente diferente. A Utopia tem sempre uma aura bela de romantismo e idealismo, mas na prática isso implica desmantelar todos os valores que a nossa Civilização defende. Esse ódio transmite-se muito facilmente, sobretudo entre os mais jovens, aqueles que sentem raiva da segurança e da estabilidade do mundo em que cresceram. É a chamada rebeldia sem causa. Nasce do conflito geracional, naquela fase em que os miúdos querem contestar tudo aquilo que os pais lhes ensinam, da necessidade de quebrar regras. Daí à contestação política, de todo o poder instituído, dos governos, e a nível global, das posições assumidas pelos Estados Unidos é um passo. É o chamado complexo dos pequenos em relação aos grandes. Cresceram com um complexo de autoridade, passo fundamental na psicologia do desenvolvimento do Homem, acham que toda a autoridade é má, e não a reconhecem como um valor humano, essencial para se viver em família, em comunidade, desse complexo nasce o ódio por toda a autoridade.

Mas esse ódio tem ainda outra grande causa: a falta de cultura Histórica. Qualquer connhecimento, por breve que seja da História Mundial, dar-nos-ia motivos de sobra para respeitarmos esse país. Mas a ignorância, o mito e a mentira espalham-se mais facilmente, e as ideologias que odeiam a nossa civilização continuam a pregar um futuro que ninguém sabe como será baseado num passado que nunca existiu.

Em resumo, gosto dos EUA porque eles ainda mostram orgulho na nossa Civilização, que não foi fácil de alcançar, e têm a coragem de a defender (privilegiando os seus interesses, como é lógico, mas isso é Política Internacional, sempre assim foi, sempre será). Os atentados terroristas, são a principal ameaça às nossas vidas de liberdade. Vêm de grupos que também pretender acabar com a nossa Civilização. Pura e simplesmente exterminá-la. E não é certo que não o consigam. Se a História nos ensinou alguma coisa é que nada é garantido.

Quando o director da CIA, por sua iniciativa, disse que tinha conseguido deter pessoas suspeitas de terrorismo, as reacções intempestivas denunciaram esse mesmo ódio, preconceito e ignorância. Surgiram acusações de tortura, falta de provas, ingerência nos assuntos internos dos países. São questões importantes, mas que não passam de puras especulações, sem qualquer base factual para acusações. Além disso são questões secundárias, o principal é que "se prenderam suspeitos de terrorismo", pessoas que matam às centenas, sem qualquer respeito pela vida humana, e que amedrontam muitas mais. A isso ninguém ligou.

Para mim a defesa da vida humana é mais importante que qualquer questões técnica de Direito Internacional. E embora estas duas coisas possam ser mutuamente respeitadas, a verdade é que os suspeitos de terrorismo internacional sabem aproveitar os vazios legais de muitos países para escaparem impunes. Essa é a questão essencial da notícia, e a isso ninguém liga.

Fazem-no por muitos motivos, preconceito, ignorância, má-fé. O facto de eu me sentir seguro por saber que alguém anda atrás dos terroristas serviu para acusações da mais variada espécie. Gostavam de ver escritas coisas que eu não escrevo, gostavam que eu pensasse coisas que eu não penso. Para depois usarem os chavões de "nazi" e de "fascista" que aprenderam na escola. Esse insultos são para quem não gosta da liberdade, para quem se guia por ódios e preconceitos. Servem-lhes na perfeição.