quinta-feira, maio 5

Já não estamos na década de 60?

Em resposta a este comentário da Mia, a propósito deste post:

"Acontece que já não estamos nos anos 60, que o mundo tem evoluído (e assim tem de ser) para as preocupações globais consciente que hoje em dia existe uma verdadeira rede onde um bater de asas de uma "borboleta" em Nova Iorque pode provocar um terremoto em Pequim."

Cara Mia,
O Portugal da década de 60 estava 40 anos atrasado em relação a Inglaterra, por isso eles diziam que comprar os nossos textêis era fomentar a escravatura em Portugal. Acontece que isso era uma desculpa esfarrafapada que os industriais do têxtil ingleses tinham para vender os seus produtos sem introduzir inovação. É que se ninguém tivesse comprado os nossos produtos nós tinhamos ficado iguais, isto é, na década de 60.

A China de hoje, pelo menos a maior parte da China, também está 40 anos atrasada em relação a Portugal (não se riam, é para construir uma analogia, não levem à letra). Portanto, quando diz que já não estamos nos anos 60 está a cometer um erro. Em relação a nós eles ainda lá estão. Os países não estão todos no mesmo patamar de desenvolvimento e certamente não evoluem todos à mesma velocidade , e isso acontece porque muitos se mantêm à margem do progresso dos outros, sobretudo através de medidas protecionistas ou de isolamento.

Mas esteja descansada que a China, à velocidade que está e com as saloíces que por cá se defendem, não demorará muito a ultrapassar-nos.