quarta-feira, abril 20

Desabafo

Eu sou professor. Eu sou liberal. Logo sofro de um paradoxo existencial. Não consigo conversar sobre nada na escola com os meus colegas sem discordar e apresentar argumentação contrária. Por isso sou conhecido por ter "ideias radicais". A última que eu ouvi foi que os professores deviam receber subsídios de deslocação. Eu que trabalho a cerca de 250 Km de casa e dou aulas em dois sítios que distam em 21 Km um do outro deveria ser das pessoas mais beneficiadas com esse subsídio. E no entanto estou contra. Sofrerei de algum problema grave? Será apenas obstinação ideológica? Ou será por saber que essas medidas só beneficiariam quem já está dentro do sistema, melhorando as condições a quem já tem boas condições pois tem emprego garantido até ao fim da carreira (que por acaso até não é longa)? Quem está a começar, como eu, é que fica com os piores horários, as piores turmas e os piores salários. E ainda temos mais obrigações de dinamização da escola, com também ouvi ontem. O sistema é feito para quem está e quem manda. Mas será que estarei contra o subsídio apenas porque tenho uma enorme vontade de trabalhar seja aonde for? Demasiado ingénuo... Ou será porque tal medida apenas facilitaria mais algumas formas de burlar o Estado e sacar mais algum premiando mais uma vez a exploração da lei a favor dos interesses de uns em detrimento dos interesses da maioria? E os beneficiados seriam sempre os mesmos. Os que consideram que isso da igualdade é para os outros. É que quem vive dentro do sistema não se apercebe de que a sua realidade não é bem aquela que pensa que é. Li isso no 1984, de Orwell, e nunca pensei que fosse tão verdade...

De qualquer maneira, se os professores alguma vez pedirem um subsídio de deslocação eu vou para a porta do minitério com uma tabuleta: "eu sou mais produtivo: trabalho sem subsídio"...