segunda-feira, janeiro 31

Sabiam? Então esqueçam!

Sou um adepto do Liberalismo. O Liberalismo enquanto teoria económica. Para isso é preciso saber qualquer coisita sobre economia.

Para quem não sabe, dia 20 de Fevereiro vamos escolher o modelo económico que preferimos. Mas não digam nada a ninguém, não é para se saber.

De qualquer maneira afirmo já que nenhum partido que vai concorrer às eleições é Liberal. Passo a explicar.

O Liberalismo é a teoria económica que mais se opõe ao Socialismo. Liberalismo significa menos Estado. Socialismo representa mais Estado. Assim às três pancadas chega.

O Partido Comunista, marxista-leninista, tenta implantar um modelo de sociedade que nunca resultou em parte nenhuma do mundo. São socialistas. E não admitem mudar uma vírgula do que os seu deuses escreveram desde há 150 anos.

O Bloco de Esquerda também quer implantar um modelo de sociedade que nunca funcionou em lado nenhum. Mas com várias diferenças, não usam a palvra comunismo.

Bem, afinal era só uma diferença. É um bloco modernaço, mesmo fixe, tás a ver? Ideologiacamente são Socialistas. Mas escamoteiam o seu extremismo ideológico (leiam, na última Sábado, a entrevista feita pelo Miguel Esteves Cardoso ao Francisco Louçã) da seguinte maneira: os regimes de Estaline, da China, da Coreia do Norte, de Cuba, etc, não resultaram porque os seus líderes eram maus. Isto é, um regime socialista implica sempre um Estado forte, que controla a economia e, logo, os seus cidadãos. O que eles dizem é que esses eram maus e eles serão bons. Concentrar o poder para eles não é mau, porque eles são moralmente bons. Isto é, melhores que os outros, percebem?

De qualquer maneira, se quiserem votar neles é uma experiência muito fixe, vale a pena tentar ya mén. Cool!

O Partido Socialista, tal como se apresenta hoje não é um partido socialista. Porquê? Porque eles descobriram, com Mário Soares (quando se diz que ele meteu o Socialismo na gaveta) que só se consegue produzir riqueza com livre comércio e livre mercado. Por isso o Partido Comunista passa a vida a dizer que o Partido Socialista tem políticas de direita. Toparam?
Quando muito, o Partido Socialista é um partido social-democrata. Então o que o distingue do PSD? É simples, o PSD sempre que quer fazer uma reforma no país tem que tirar previlégios à classe mais favorecida da nossa sociedade: os funcionários públicos. Ora bem, aí entra o PS, que defende a Função Pública. E pronto. Chega para ganhar. 700 000 funcionários públicos, com familiares, dependentes, amigos e interessados e tal... dá à vontade 3 milhões de eleitores.

E o PSD? É um partido social democrata, o que significa que rejeitando uma sociedade socialista, pretende implantar a livre iniciativa, o livre comércio, a economia de mercado (que fazem parte do Liberalismo Económico), mas que simultaneamente defendem o Estado Providência. O que significa que o Estado deve agir na economia sempre que o mercado não funcionar. O problema é que isso significa que o Estado deve intervir na economia sempre que os políticos não criaram condições para o mercado funcionar.

Por isso Portugal só evolui quando temos governos PSD. Mas não sendo um partido perfeito, de vez em quando aprecem por lá uns Santanas Flopes... enfim!

O CDS, podia ser muita coisa, mas com o líder que tem é apenas o partido contra o aborto.

Última nota. Na minha opinião a política não serve para fazer experiências. Devemos conhecer a História, a Economia e maximizar os nossos recursos. Quem achar que quer algo... diferente, só porque sim... então vota no Bloco.

Nos próximos episódios falarei das diferenças entre o Socialismo e o Liberalismo.