quinta-feira, dezembro 23

Unam-se os estudantes!

Vem aí o Natal. É tempo de pensar em prendas, na reunião da família e, para os estudantes, também nos exames que vêm aí logo depois do Natal. Para os alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) a preocupação e o stresse são muito grandes uma vez que só agora sabemos as datas dos nossos exames.
A época de exames é muito esgotante e tem que ser bem planeada para que seja bem sucedida. Planeada e preparada com calma: ver o tempo que temos para estudar, e começar a preparar com maior antecedência o estudo das cadeiras iniciais ou das que estão mais próximas de outras. As férias do Natal e as semanas antes das férias são normalmente aproveitadas por alguns de nós para estudar ou, pelo menos, para essa preparação. É um tempo muito importante por ser o único sem aulas antes e já muito próximo dos exames.

Desde que eu estudo na FLUC (4 anos) que as datas saem já no mês de Dezembro. Este ano fomos de férias sem ter o mapa de exames. E só nas últimas duas semanas tivémos acesso ao mapa provisório (aquele que nós podemos reclamar e, talvez, mudar). Tivémos apenas alguns dias para ver o mapa e falar com professores que rejeitaram qualquer responsabilidade e se mostraram indiferentes aos nossos pedidos.
Portanto, sem conseguirmos alterar qualquer data provisória, lá sai o calendário definitivo durante as férias. Este, pelo menos, ao contrário dos horários e das notas, é publicado na internet, podendo, assim, o aluno da FLUC ir "descansado" de férias para casa, em Portugal ou no estrangeiro.
O que eu gostava mesmo era ver os nossos dirigentes associativos gritarem por isso, gritarem para nos unirmos e lutar contra quem brinca com as nossas vidas. Porque isto é realmente importante. O nosso sucesso escolar também depende disto, e muito. É uma luta justa por algo a que temos direito.
Se nós cumprimos os prazos que nos impôem ou pagamos multas se não os respeitamos porque é que uma coisa tão importante como o mapa de exames e frequências pode ser publicado a menos de um mês da sua realização?
Quem tem responsabilidades? Já perguntei! Ninguém me respondeu!
Já ouvi colegas meus perguntarem o mesmo.
Mas, onde estão os dirigentes do NEFLUC? Não os oiço!
No ano anterior à minha entrada na FLUC, as datas eram marcadas pelos alunos e professores. Pelo que sei, era muito vantajoso para os alunos.