domingo, outubro 3

Quebre a Corrente!

É frequente recebermos nas nossas contas de correio electrónico umas mensagens que apelam ao nosso lado emocional ou que nos “ameaçam” de estragar a nossa vida se quebrarmos a corrente. Estas mensagens são enviadas pelos nossos próprios contactos que, assim, prolongam uma corrente que percorre o mundo, por vezes, durante um longo período de tempo.

A história desta tradição de contar tragédias alheias a fim de nos convencerem a continuar uma corrente não é assim tão recente. Já há muitos anos recebia cartas trazidas pelo humano carteiro que pareciam correr mundo antes de chegar a minha casa. Com o correio electrónico, a decisão de continuar com a corrente está à distância de uns reenvios: um clique , adicionar todos os contactos ou só os pedidos na mensagem, outro clique e já está. Que processo tão simples e já tão habitual para todos nós, ou alguns de nós. A facilidade e a rapidez do reenvio não justifica perder tempo a pensar se vale a pena ou se devemos reenviar uma mensagem com determinados conteúdos.

Os motivos de quem inicia a corrente são muito variados, por vezes maliciosos, mas os objectivos, se os tiverem, são facilmente alcançados graças a quem insiste em não quebrar a corrente.

A Teste Saúde n.º 51 Outubro/Novembro de 2004 chama a atenção para a falta de veracidade de muitas mensagens relacionadas com a saúde que circulam na Internet. Segundo esta revista, “nove em cada dez são boatos sem qualquer fundamento”. Perante esta proporção parece-me que vale a pena deixar de reenviar mensagens que contém informação muitas vezes absurda e que podem provocar o alarme em quem a recebe.

O que vale mesmo a pena é ler este artigo.

“Não acredite em tudo o que lê! Um conselho especialmente válido perante rumores alarmistas sobre assuntos de saúde distribuídos por correio electrónico. Evite reencaminhá-los a amigos e conhecidos, sem verificar a veracidade dos factos.” TESTE SAÚDE

Atenção! Isto não é um rumor. Pode e deve reenviar a todos os seus contactos.
Não quebre esta corrente!


Nota: A Teste Saúde só pode ser acedida por sócios da Deco/Proteste. Quem não tiver acesso e estiver interessado em ler o artigo pode pedir (não esqueçam de deixar o mail).