quarta-feira, janeiro 26

A verdade e a Mentira

Eu tenho que me conformar que os telejornais e os jornalistas não consigam tratar as notícias com objectividade.

Eu tenho que me conformar que nem toda a gente preste atenção a estas questões, ídeológicas e económicas, faça leituras sobre isso, e tente compreender as intenções de uns e de outros. Logo, tenho que me conformar que muita gente ouça aquilo que se diz nos telejornais e acredite. E mesmo que depois venham repetir aquilo que ouviram como se fosse verdade.

Agora eu não me conformo que a ideologia veiculada seja sempre a mesma: anti-globalização, anti-americana e anti-liberal.

Não me consigo conformar que um jornalista afirme, não num comentário, mas numa apresentação de uma notícia, que "já se chegou à conclusão de que o Liberalismo não resolve os problemas do planeta".

Não me consigo conformar que se aceite tudo o que o Fórum Social Mundial, que está a decorrer no Brasil, como bom, certo, correcto, justo e sobretudo como um grito de esperança, como um discurso de salvação do planeta.

Não é. E a minha certeza até me dá voltas ao estômago, sobretudo quando penso na ligeireza com que afirmam o contrário. Querem fazer de nós parvos e, muitas vezes conseguem.

P.S.: o pensamento dominante inclui a diabolização dos poderosos (os liberais, que enriqueceram o mundo), que se reúnem em Davos, na Suiça, no Fórum Económico Mundial, que oprimem os explorados (os socialistas). Tamanho maniqueísmo é tipíco dos contos de embalar meninos. Não há pachorra.