Aos Leitores deste Blogue
Será que existem? Não sei... nunca se manifestam, mas de vez em quando lá me dizem pelo messenger e me dizem que leram e que está muito bem, etc... as cortesias da gente simpática. Agradeço a todos. A vós quero dizer o seguinte.
Ao contrário do que alguns escritores patetas dizem, escrever não é um chamamento que seja mais importante que ler. Se fosse assim, não haveria leitores. Se todos escreverem na mesma proporção com que lêem então não haveria leitores para os escritos que se produzem. Haveria uma média de um leitor por cada escritor, e se todos os escritores lessem.
Eu acho que não vale a pena escrever se ninguém nos ler. Primeiro porque é um trabalho improdutivo. Segundo porque ler é muito melhor, com a leitura aprendemos, tornamo-nos mais ricos, crescemos, com a escrita apenas aliviamos a memória. É bom aliviar a memória, escrever ajuda a guardar certos pensamentos que temos medo de esquecer. Ajuda também a partilhar o que sabemos com os outros, ou o que sentimos (se isso interessar a alguém).
Daí que eu me interrogue constantemente se vale a pena escrever. Se não o faço é porque sinto que ninguém lê. Mas depois lá recebo mais uma mensagem de akguém que me diz para continuar... Não sei que fazer, e gostava que me ajudassem. Sei que há 8 ou 9 pessoas que passam por cá casualmente, mas nunca deixam comentários. Ora, sem comentários não tenho o feedback necessário para voltar a fazer... por isso eu só escrevo erraticamente... é quando calha com o assunto que me incomodar mais na altura.
Não custa nada deixar um comentário, é só carregar nos comments (por baixo de cada post), e depois clicar em post a comment. Outra possibilidade é mandar-me um mail. Mandem por favor para paulosalvador@gmail.com . Mas por favor digam alguma coisa, para eu ter um motivo qualquer para escrever para vocês. Comuniquem, a internet é uma coisa cada vez mais impessoal, e não custa nada. Adicionar este site aos favoritos para o poderem consultar depois demora 5 segundos, em meio minuto podem passar pelo blogue quando regressarem à net. E escrever um mail é coisa de menos de um minuto.
Continuo à procura de alguém que queira escrever um blogue comigo. Estou sempre disponível pela net. Porque ela torna toda a gente acessível. É pena que a maior parte das pessoas só a usem para reenviar mails. Acho isso deprimente. Tenho vários contactos que nunca me escreveram um mail... apenas reenviam... será que as pessoas que o fazem têm consciência da sua falta de originalidade, da pobreza da sua mensagem? Reenviam o que receberam, não acrescentam um olá. Reenviam coisas que alguém que tenha mais que dois contactos recebe em duplicado ou triplicado. Porque não aproveitam para falar com as pessoas?
Fico à espera dos contactos.