domingo, julho 17

os impostos dos funcionários públicos

Quem defende o Funcionalismo Público costuma usar o seguinte argumento: os únicos impostos garantidos que o Estado tem são os que vêm dos seus assalariados. Com estes salários o Estado é ressarcido da sua despesa.

Esta FALÁCIA é completamente estúpida, por várias razões.

1- porque se desmente consultando qualquer documento oficial, o que qualquer pseudo-intelectual consegue fazer

2- porque quando se recebe 100 e se paga 20 de imposto, é ESTÚPIDO pensar que os 20 pagam os 80

3- porque quem o diz não sabe matemática

Isto explica-se de maneira muito simples. Toda a despesa do Estado, da Administração Pública, tem que vir programada no Orçamento Geral do Estado (OE). Ora imaginemos que o Estado tem um orçamento de 10. E desses 10 destina 4 ao pagamento de salários. Ora desses 4 de salários fica com 1 pelos impostos. Eu pergunto: como é que esse um paga o OE? como é que esse um paga os 10? E não podemos esquecer que nesses 10 tem que estar contemplado também a despesa que se faz no trabalho desses funcionários: os lápis, o papel, as aspirinas, os carros, os tinteiros de impressora, etc. Digamos que se gastou 5 com os funcionários para se receber 1. Mas o que se recebeu nunca chegou a sair do bolso do Estado. Ele apenas o mudou de bolso e poupou para ajudar a pagar o mesmo salário para o próximo mês...

Então chegamos à outra FALÁCIA: "mas eu quando consumo também pago impostos, quando bebo cerveja, quando pago o selo do carro, quando faço compras no supermercado, pago sempre o IVA"

Ora bem: novamente este argumento é BURRO. E esta pessoa continua sem saber fazer contas:

1- porque mesmo que o funcionário gastasse tudo o que ganhou (3) isso nunca compensaria aquilo que se gastou para lhe pagar (5) - nem os 10 do Orçamento Geral do Estado - e mesmo que gastasse os 3 que recebeu na íntegra, e mesmo que todos os produtos que consumisse pagassem 21% de IVA isso só justificaria um quinto das suas despesas, isto é: para receber um salário de 3 o Estado gasta 5 e só recuperaria, no máximo, e idealmente apenas, 2,60 (pouco mais de metade!)

2- porque o funcionário ao pagar IVA não está a contribuir para o Estado, está a contribuir para ele próprio consumindo, porque o mérito da despesa do IVA não é dele: se o Estado recebe o dinheiro do selo do carro foi porque alguém o construiu, se paga imposto pela cerveja é porque alguém a fez, a distribuiu e a vendeu, quer bebe, não quer não bebe

3- porque a questão nunca pode ser "para onde vai o dinheiro que eu gastei" esse já vimos que não chega para pagar aquilo que recebeu, não! a questão é: mas afinal de onde veio o tal OE, os 10?

É nisto que eu meto a discutir: MATEMÁTICA. Mas depois só ouço: "isso são ideias tuas"!
É por estas e por outras que os professores consideram a MATEMÁTICA uma ciência FASCISTA. E a economia uma teoria de alguns. Porque, na cegueira ideológica em que se vive, a POLÍTICA, é sinónimo de perservar os direitos adquiridos (os tais 5 que se gastam) à custa do que os outros produzem (que é de onde vêm os tais 10).