terça-feira, julho 12

Leituras: Os Flagelados do Vento Leste


Na semana passada foi notícia a comemoração dos 30 anos de independência de Cabo Verde. Foi por isso que me lembrei de um livro que li recentemente. Um livro de Manuel Lopes escrito e publicado alguns anos antes da independência: Os Flagelados do Vento Leste.

Manuel Lopes, cabo-verdiano, morreu no início deste ano, em Lisboa, onde vivia já há 50 anos. Os Flagelados do Vento Leste retratam o que este presenciou durante os anos 40 em Cabo Verde, a sua terra, depois da seca de 1942.
O tempo em que este livro foi escrito exigia uma literatura comprometida com os problemas sociais e de denúncia. E a situação das ilhas cabo-verdianas contribuía para que os seus escritores seguissem as premissas do neo-realismo. Mas em Os Flagelados do Vento Leste realço a narrativa em si, sem grande destaque da denúncia social.
Uma narrativa que é, nas primeiras páginas, muito descritiva para realçar que a culpa dos males é a natureza das ilhas, adversa à presença humana.
A minha leitura foi feita no âmbito de um trabalho académico mas encontrei nela o prazer de um bom livro com alguma acção reservada para as páginas finais. Algumas cenas que chegam a arrepiar. E isso não é qualquer livro ou escritor que o consegue...

Bibliografia: Manuel Lopes, Os Flagelados do Vento Leste, Edições 70, 2ª edição, Lisboa, 1984.