sexta-feira, junho 10

o post da semana

O post da semana é este do incontornável João Miranda, no imprescindível Blasfémias. João Miranda denuncia o modo como o governo nos impinge uma mentira e nos põe na rua a falar da maneira como eles querem que nós falemos. O governo diz que a culpa da crise é de todos, logo todos devemos pagar a crise. Assim é lógico que se subam impostos, pois assim todos pagam a crise. Acontece que se parte de uma mentira: a culpa da crise não é de todos. É do Estado e de todos os que dependem do Estado: sejam funcionários públicos, pensionistas ou todos aqueles que recebem subsídios estatais de alguma forma. A única solução racional seria diminuir a despesa. Até agora a única medida substancial é a subida de impostos, e isso qualquer economista reconhece. Subindo os impostos, ou começando por aí, justifica todas as despesas. É como se todas as despesas do Estado fossem boas e justificáveis (pois o governo já não está obrigado a apresentar um défice de 3% no final deste ano, mas apenas em 2009).

Mas essa discussão já lá vai. Toda a gente acha que TODOS devem pagar a crise. Isso já este governo conseguiu, através da mentira e da propaganda. Agora toda a gente se preocupa apenas em dizer que só ELES PRÓPRIOS é que estão a pagar a crise e que quem a deve pagar são OS OUTROS.

É que a ignorância é muita e, tanto o povinho, como a comunicação social, não conseguem perceber que a sociedade é heterogénea, eles não conseguem compreender nem raciocinar com este conceito tão complexo. Os únicos conceitos que os seus intelectos conseguem aguentar é CRISE (coisa generalizada e indiscutível que afecta os pobres que são todos os que trabalham e pessoas de bem), POVO (pessoas de bem que trabalham e pagam a crise e à qual toda a gente pensa pertencer) e os OUTROS (entidade algo imaterial na qual ninguém se revê mas que se caracteriza por ter muito dinheiro e trabalhar pouco).

A única IDEOLOGIA POLÍTICA que a ignorância aceita é mesmo a IGUALDADE.