terça-feira, junho 7

Um pequeno ponto no PEC?

Quinta-feira vai ser votado na AR o Programa de Estabilidade e Crescimento. Entre muitas medidas encontram-se três linhas que visam a mudança do modelo de avaliação dos professores estagiários que se preparam agora para os exames finais que ditam o final da licenciatura após a qual tinham um ano de estágio remunerado.
Mas parece que as coisas vão mudar e querem que seja já este ano. A menos de um mês de abrirem as candidaturas para o estágio, pretende-se implantar um modelo de avaliação de estagiários completamente diferente. Na página 44 do programa apenas se refere "deixar de atribuir turmas, cessando o direito a retribuição, aos alunos dosestágios pedagógicos do ramo educacional e das licenciaturas em ensino associados a modalidades de prática pedagógica supervisionada". Os alunos destes cursos estão na incerteza, bem como respectivos professores, orientadores e formadores de estágio.
Mas os exames, esses, são uma certeza. Vamos ter que continuar e esperar que o bom senso prevaleça e que não se tome esta medida, nem que seja porque não há tempo para programar as coisas de forma a que tudo corra bem. É que, se pensarmos bem, é a formação dos professores que está em risco. Um dia estes professores vão ser necessários e não terão qualquer experiência.
Agora voltemos ao trabalho. Ainda há esperança.