segunda-feira, junho 6

Referências Culturais

De há uns meses para cá que tenho tido muita dificuldade em conversar com pessoas que nunca tenham lido o 1984. É que há certas referências culturais que marcam uma pessoa e a transformam irremediavelmente. O 1984 é uma delas. Como foi O Banqueiro Anarquista, os textos e entrevistas do Medina Carreira, Os Sopranos, etc... Cada uma destas referências, entre muitas outras, modificou-me de uma certa maneira, e tornou-me uma pessoa diferente. Uma maneira simples de contornar este problema era "obrigar" os meus amigos a ler os mesmo livros que eu. Isso não aconteceu. Mudei, e sem contemplações. É impressionante o efeito que certas palavras têm em nós. Se alguém nunca sentiu nada disto é apenas porque não descobriu as palavras certas.

(Lembrei-me disto a propósito deste post)