segunda-feira, fevereiro 13

Portugal - Irão

"Porque não, para além do campeonato do mundo de futebol e do campeonato europeu de futebol, fazer um campeonato euro-árabe de futebol. Eu [acho] que era uma das coisas que mais poderia aproximar as duas civilizações." (Freitas do Amaral, MNE e Bobo da Corte)

Como o meu colega Mário também já explicou, estas declarações politicamente são tão ridículas que não merecem sequer o mínimo comentário, mas também mostram uma coisa muito simples: o nosso MNE não percebe nada de futebol. Nada, nada, nada, nada. Então é pelo exemplo civilizacional do futebol que o MNE pretende começar? Num sítio onde vale tudo desde a pior agressão verbal que se conseguiu arranjar, até às agressões físicas que só se evitam com centenas e centenas de polícias nos estádios?

Pois eu vou dar uma ideia que talvez leve o nosso MNE esteja um pouco mais atento ao fenómeno do futebol: eu sugiro que os adeptos portugueses que irão assistir ao jogo Portugal-Irão do próximo campeonato do mundo levem uma faixa gigante com uma caricatura gigantesca de Maomé (que até podia estar vestido com a camisola da selecção nacional, porque não?). Não acho que seja de maneira nenhuma despropositado ou descontextualizado. No futebol costuma fazer-se muito pior do que publicar umas caricaturas inofensivas. Seria um verdadeiro espectáculo nas bancadas, que levaria o nosso MNE a perceber que o que se passa hoje em dia nas nossas sociedades tornam qualquer caricatura uma coisinha de uma insignificância atroz, e que o que se está a passar no mundo árabe não tem nada que ver com isso. Ah, é claro, e isso serviria também para que finalmente o nosso MNE visse um jogo de futebol.