terça-feira, janeiro 24

Mau Perder

Cavaco Silva não ganhou por meia dúzia de votos. O segundo mais votado ficou a quase dois milhões de votos.

As sondagens diziam que Cavaco Silva ganhava à primeira volta e acertaram. As mesmas sondagens diziam que se Manuel Alegre passasse à segunda volta perdia para Cavaco Silva. É curioso como só se acredita na primeira.

Em eleições não há "ses"... Manuel Alegre perdeu. Apenas 20% dos eleitores o queriam para Presidente.

As eleições não são jogos de futebol. Não se perde por azar ou por causa do árbitro. É sempre por mérito: as vontades expressas dos eleitores.

Francisco Louçã mentiu. Ele foi derrotado. Não foi azar, nem culpa do árbitro, foram os votos das pessoas. Não admitir a derrota é não saber responder os eleitores e as eleições.

Jerónimo de Sousa foi derrotado. Não foram (só) os grandes grupos económicos, foi muito mais que isso: 50,6% dos eleitores portugueses. Não aceitar a derrota só mostra que também não respeita grandemente a democracia.

Cavaco Silva enganou, na opinião de alguns, os portugueses, mas Manuel Alegre, que sempre quis o apoio do PS, e que é deputado do PS, não mentiu ao dizer que o seu movimento era contra os partidos.

Os portugueses não são de esquerda nem de direita (pelo menos a grande maioria deles), tenho uma tia que não votou no Mário Soares porque ele era velho, e votou num qualquer... olha lá se foi a merda da sociologia política.