segunda-feira, agosto 29

o marxismo (umas ideias confusas que me fazem comichão)

Para o marxismo o dinheiro é vil, não haja dúvidas. A ignorância marxista não consegue perceber que o dinheiro é uma coisa tão natural no Homem como a Linguagem. É uma maneira de trocar o trabalho por bens, estimulando o humano para o trabalho e para prestação de serviços aos outros para seu próprio benefício. O dinheiro é o motivo de evolução de um Homem.

A teoria política e económica do Marxismo falhou. A mentalidade marxista e socialista, contudo ficou para sempre. Ficou nas ideias como a teoria que queria fazer o bem e não conseguiu. Era boa demais para os homens. Os lugares comuns que restaram ganharam uma superioridade moral fastidiosa: quem pensa como um marxista, ou socialista é uma pessoa de bem. Do outro lado estão os capitalistas maus, que só pensam em dinheiro. Para o marxista o dinheiro é vil. Ele prefere não trabalhar e ficar a falar mal de quem trabalha.

Acontece que toda a gente gosta de ter dinheiro, muito dinheiro. Toda a gente. Mas o marxista diz que o rico é ladrão (todos!), não diz que o rico é rico porque trabalhou mais que ele. O Marxista é Hipócrita e Invejoso. A riqueza material é a única maneira de motivar uma sociedade para o trabalho e a racionalidade. Mas há quem não esteja para se dar ao trabalho e viva desdenhando o que outros têm e fazem.

Porque é que a sic condena alguém que se presta a passar uma noite num centro de saúde na fila por outrém, para lhe conseguir uma senha? A resposta é simples. Porque envolve dinheiro. Se alguém fosse para a fila e depois desse a senha a outrém, sem pedir nada em troca seria elevado pelas TVs a herói nacional. Se envolve dinheiro é uma exploração. O que o dito cujo fez foi um serviço. Quem não quisesse não era obrigado. Mas cinco euros por uma noite ao relento é uma verdadeira pechincha, eu diria uma obra de caridade. Mas como envolveu o dinheiro que toda a gente parece odiar, já se trata de uma exploração.

Uma agência de viagens não leva uma pessoa ao seu destino, nem lhe dá albergue. É um intermidiário. Presta um serviço a quem não quer estar com trabalho a marcar a sua própria viagem. Mas basta o povinho ver uns senhores com gravata que o negócio passa a ser legítimo. Se for alguém à porta de um centro de saúde já é um escândalo.

Não tenhamos dúvidas: quem usa a palavra "exploração", quase em qualquer contexto, está a embarcar numa falácia, numa fraude, do marxismo. Quem usa a palavra "exploração" para caracterizar um negócio é marxista. Consequentemente é invejoso e ignorante. É invejoso porque despreza o esforço dos outros sem querer contribuir com o seu esforço. É ignorante porque desconhece a natureza humana e a sua própria natureza (ele sabe que queria fazer aquele negócio mas fala mal de quem o conseguiu fazer).

Este é o motivo que deve levar qualquer um a desprezar tais teorias: é a cultura da inveja e da hipocrisia.