sábado, agosto 13

brincadeira do dia

Se formos a ver a História, os jogos com bolas, ou coisas do género, remontam à Antiguidade, aos relatos dos primeiros escritos, e ou eram com a mão ou com os pés. Mas para um desporto se institucionalizar tem que estabelecer, primeiro, as suas regras, já que outro critério será sempre relativo, já que podemos sempre dizer que os Gregos jogavam andebol e os Florentinos jogavam futebol... assim não vamos lá. Estamos a falar de um desporto no conceito moderno e específico e não em sensu lato. Há pois uma verdade que não é relativa e é a seguinte: O Futebol é mais antigo que o Andebol.

Assim, no site da FIFA diz o seguinte:

...the football rules had been established for the first time in 1863... in Fifa.com, mas foi em
2 June 1886: first official meeting of the International Football Association Board.

No site da IHF:

"Modern handball was first played towards the end of the 19th century. For instance, one such game was played in the Danish town of Nyborg in 1897(...)

In 1917 Max Heiser drew up the first set of rules for it."

Se quisermos outro critério então é dizer qual, mas eu não fujo do conceito inicial que descrevi de desporto. Se foi para imitar ou não, estou-me nas tintas, acho este assunto completamente desinteressante e pouco merecedor do meu tempo. O que eu tinha a dizer resumi no post anterior a este, agora que digam que não olho a factos... Bem, aí eu só digo isto: acusar os outros de não perceberem nada de um assunto e depois estarem errados é uma coisa, mas confundir uma piada com uma discussão séria é pior ainda. Acima de tudo uma coisa: chill out.