quarta-feira, julho 27

mentira

Há quem pense que o egoísmo é uma ideologia. Toda a esquerda acusa a direita, sobretudo a direita liberal de ser egoísta e individualista. Não. O Individualismo e o Egoísmo fazem parte da natureza humana. Todos defendem os seus próprios interesses. Isso acontece sempre. Mas só alguns o dizem: é o chamado discurso politicamente correcto.

A esquerda diz que isso não está certo. O que se deve defender é o bem da comunidade, não o bem de cada um, individualmente. A natureza humana sendo vil, egoísta e invejosa deve ser desprezada. Introduz um conceito novo: o bem comum, as causa comuns, etc.

A única causa comum, que toda a gente tem é a de melhorar a sua própria vida. Mas esses políticos que defendem esta ideologia estão sempre a falar de causas nacionais: "agora a causa nacional é o Euro 2004", "agora a causa nacional é o aeroporto da Ota e o TGV", e etc. Eles é que sabem o que as pessoas querem, e elas acreditam.

Mas esses políticos são humanos, e como humanos são egoístas e individualistas. Isso significa que mais tarde ou mais cedo terão que acautelar os seus interesses. E significa que aplicarão a sua visão individual aos outros.

A isto tudo chamamos engenharia social: quando uns teóricos decidem o que é melhor para toda a comunidade. Decidem o que elas precisam o que elas querem. Decidem o que elas devem estudar e o que deve ser Cultura.

Fazem-no porque controlam o dinheiro dos nossos impostos. Conseguem-no porque as pessoas votam sempre nos políticos que gastam mais dinheiro, porque são estes que aparentam ter tido mais trabalho. Por exemplo Guterres fez as Scuts, elas serão pagas até 2023. Fez a barragem do Alqueva: é grande e não serve para quase nada.

E isto tudo em nome da comunidade. Que ninguém sabe o que é.