sábado, fevereiro 26

Eu não sou contra os estudantes

Eu não sou contra os estudantes, mas sou contra este tipo de mentalidade:

"também aproveito a vida boémia que nos (aos estudantes) é proporcionada, se não a aproveitar agora quando a vou aproveitar???"

Esta frase vinha no meio de um comentário que foi endereçado. Isto é a mais pura mentira. Eu como estudante tive as minhas farras, mas nunca deixei de estudar e de trabalhar com afinco para atingir os meus objectivos. Como trabalhador cumpro as minhas obrigações e não descuro as farras e convívios. É o que vejo o meu irmão fazer também, e todas as pessoas à minha volta. E assim não preciso de pedir dinheiro a ninguém, e sou completamente responsável pelas minha acções. Essas teorias nunca vos vão levar a lado nenhum:

A vida não acaba com o início da carreira profissional, a vida começa!

quarta-feira, fevereiro 23

É só milagres!

O Socrates é mesmo porreiro! Desde domingo que começou a chover e já fui aumentado. Este homem é o máximo.

domingo, fevereiro 20

O melhor post

O melhor post em noite de eleições foi este no Blasfémias (19h00):

"Aos eleitores do Bloco que acabam de acordar: As urnas já fecharam. Agora só nos Açores."

Reflexão política


in Público, 19/02/05

sábado, fevereiro 19

Privatizações

Qunado se diz a palavra PRIVATIZAÇÃO o povo agita-se e diz: não se vende que é nosso! A parolice socialista acha que pode vir a usufruir daquilo que é do Estado. A saloíce anti-capitalista acha que é assim que se combatem os interesses obscuros dos grandes. Assim se engana o povo. Nem Quintas das Falagueiras, nem Caixas Gerais de Depósitos alguma vez servirão os interesses de mais que alguns previligiados, e que são os amigos, dos amigos, que são alguma coisa num partido ou num Governo. A despesa do Estado aumenta porque tem que continuar a fazer a manutenção desses equipamentos e porque paga os salários dos que nos fazem o favor de os gerir.

Uma sociedade exigente e esclarecida exigiria: vendam a Caixa Geral de Depósitos, a RTP e o resto, para que paguemos menos impostos, para que o Estado não gaste tanto dinheiro mal gasto e para que não andem sempre a meter lá os amigos dos amigos, e que nunca têm nada a ver connosco.

Coimbra, estudantes e revoluções

É o partido dos charros, dos abortos e dos estudantes... quem é, quem é? É o BE!

Nas palavras dos estudantes: isto tem que mudar é a sério! Concordo: vamos nessa, ya meu!

Porque o Francisco Anacleto Louçã quando fala até convence a malta. Mesmo que o que diga seja sempre desmentido no dia seguinte. (cliquem aqui, vá).

A malta quer é experimentar!

domingo, fevereiro 13

Não é justo!


Sofia Cerveira vai para o Brasil.
Ver Sofia Cerveira

sábado, fevereiro 12

Economia para leigos...

Sou um leigo em Economia. Mas do que sei, do que li, do que estudei, do que leio todos os dias... sei uma coisa:

NÃO SE PODE GASTAR AQUILO QUE NÃO SE TEM


isto quer dizer que...

NÃO SE PODE DISTRIBUIR RIQUEZA QUANDO NÃO SE TEM RIQUEZA


o que significa que...

É PRECISO CRIAR RIQUEZA PARA DEPOIS A DISTRIBUIR


Então...

Se Portugal não é um país rico...

Se Portugal tem um problema orçamental, gasta mais do que o que ganha...

Se Portugal tem uma economia com problemas de competitividade e de produtividade (significa que a maioria das empresas não tem produtos tão bons como as dos outros países e que não produz tanto como devia produzir)

VOCÊ VAI VOTAR NUM PARTIDO QUE PROMETE DISTRIBUIR MAIS RIQUEZA?

(que riqueza é que ele vai distribuir? você, por uma vez, já se fez essa pergunta?)

PS = PSD ?

O PS não é igual ao PSD. Ambos prometem tudo a toda a gente. Mas as promessas do PS são muito mais caras do as do PSD.
Aliás todos os partidos prometem tudo. As propostas dos partidos entram todas na tabela das despesas, mas nenhum sabe explicar como vai cumprir essas promessas. E porquê que isto acontece? Por vossa causa! Porque vocês gostam de ouvir que vos vão prometer isto e aquilo. Porque cada um só pensa na sua barriga.
Pois eu digo que governar um país é governar os recursos existentes. O principal problema a resolver depois das eleições é o défice orçamental. Isto quer dizer que Portugal gasta sistematicamente mais dinheiro do que o que tem.
Ora a solução d aumentar a receita é puramente demagógica. Ninguém pode prometer que as receitas vão aumentar. Terá que se falar, finalmente, em contenção de despesas.
Ora as despesas de Sócrates são mais caras. A solução dele é demagógica. Logo: Sócrates é mais mentiroso do que Santana.

No dia 20 vamos escolher...

Se queremos resolver os problemas do país ou que queremos viver em sonhos e utopias. Temos que escolher entre três maus partidos e dois péssimos partidos.

Apesar dos defeitos infinitos, apenas três partidos podem governar Portugal: O PS, o PSD e o CDS.

Votar no BE ou no PCP é embarcar numa utopia. E Utopia é uma palavra que nos devia arrepiar, em política é sinónimo de Albânia, URSS, Cuba, Coreia do Norte, etc.

quarta-feira, fevereiro 9

Um desabafo da alma (da autoria da minha prima Daniela)

No início, pensamos que tudo nos parece mágico, que há qualquer coisa de extraordinário que nos faz surgir e nos ajuda a florescer… O que é certo é que, mesmo sem nos apercebermos, conseguimos entender a vida, dar-lhe uma orientação e senti-la. Guardamo-la e aproveitamo-la com tudo o que temos. Não é nada fácil explicar o que ela é…E será que existe alguma explicação lógica e completa ?
Que aqui se registem muitos e felizes momentos! Afinal, a vida é feita disso: de marcas; de simples episódios que nos fazem sorrir, aqueles que se instalam na nossa memória para todo o sempre; de pequenos gestos que nos ajudam a crescer e dão alegria aos que nos rodeiam bem como a nós próprios; de um conjunto de fotografias que nos fazem encurtar a distância deixada pelo tempo; de uma construção contínua que, com a ajuda dos que nos querem bem, se vai colmatando ao longo desta complexa caminhada. Enfim, uma força que nasce bem dentro de nós e nos deixa gritar quando é preciso, que se rasga e nos deixa devorar pelos sentidos, que cresce e vai adquirindo a intensidade de cada minuto, de cada pormenor, de cada dor de barriga e de todas as novas sensações. A vida não é viver apenas porque assim nos foi possível! É dar e receber tudo aquilo que nos aumenta a alma e o coração, é um rumo a seguir, uma página sempre em branco que nunca se completa se não nos acomodarmos e dermos tudo aquilo que há de melhor em nós. Por isso, procura sempre o teu céu! Encontra todos os lugares onde a luz e a plenitude te possam abraçar e guarda-os, lança-te para o amanhã e acredita que nada há de mais valioso do que aquilo que hoje está ao teu alcance.Que este albúm se complete com o melhor de sempre e que o preenchas como se fosse um retalho feliz daquilo que é, foi e será a vida: a tua!
Daniela Vaz

Programas de conversação

Todos os dias recebo mails contendo convites de amigos para participar num novo programa de conversação. Eu apago todos porque já tenho três maneiras de falar com os meus amigos a toda a hora, e só não os utiliza quem não quer: o telemóvel, o e-mail e o messenger. Penso que estes três instrumentos cobrem todas as lacunas que a não presença corporal do outro provoca. Às vezes amoleço e cedo à insistência de tanto mail que recebo e lá entro nos sites e inicio o processo de inscrição. Começo a preencher os dados, na esperança de não me voltar a chatear com isso. E depois acabo por descobrir que tenho que escolher um nome diferente porque alguém já escolheu o meu nome. Isso chateia-me imenso. Eu não quero ter outro nome. Eu quero este, porque já assim me confundo, agora imaginem com mais. E não sei qual é o problema de ter dois nomes iguais se tivermos outros dados pessoais que nos distingam. Ridículo. Em outros programas obrigam-nos a preencher todos os campos antes de aceitar a inscrição. Enjoativo! E depois chegamos ao cúmulo, como me aconteceu no site da SMS.AC em que temos que escolher a nossa cidade, e dá-nos cinco hipóteses (em Portugal): Oporto, Lisbon, Setúbal, Amadora e Lisboa (capital)... E como eu não moro em nenhuma destas e não me deixava passar à frente chateei-me a sério, e desisti.

É triste é que os mails que recebo não são enviados pela pessoa cujo nome aparece no mail. São enviados pelas máquinas da empresa a todos os contactos que essa pessoa possuía. Isso deixa-me triste por várias razões. Porque eu não dei autorização a essa pessoa para divulgar o meu nome a ninguém, muito menos uma empresa que não está minimamente preocupada comigo, apenas com o seu número de clientes e com o seu lucro (que é legítimo mas que tem que respeitar os meus direitos). Porque essa pessoa não se dá ao trabalho de me mandar mails mas deixa máquinas fazê-lo por si. Porque a maioria dos e-mails que recebo ou são de máquinas ou apenas reenviados, sem acrescentar um único olá, o que os torna igualmente impessoais, quando não são também repetitivos e chatos.
Um mail demora 20 segundos a fazer e mandar se se pretende apenas perguntar se está tudo bem. Pelo messenger ainda é mais rápido. Com todas as capacidades que temos hoje em dia continuamos a ser cada vez mais impessoais. Porque queremos. Ainda há pouco tempo me expliquei isto a um amigo, de quem tinha recebido um mail deste tipo e que não me dizia nada desde Agosto do ano passado (nunca mais me repondeu). E os blogues podem ser uma arma poderosíssima para combater isso (ou não), juntamente com mails, telefones ou messenger... quando a pessoa não está connosco, claro. A tecnologia ajuda-nos mas não forma a personalidade de uma pessoa. Nisso cada um responde por si.

domingo, fevereiro 6

Eleições nacionais em 1975

"Nós, os comunistas, não aceitamos o jogo das eleições. (...) Não, não, não, a mim não me interessam nada as eleições. Nada mesmo! Se você pensa que a questão se restringe à proporção de votos recebida por um ou outro partido, equivoca-se completamente. Se pensa que o Partido Socialista, com os seus 40 por cento de votos, e o PPD, com os seus 27 por cento, constituem a maioria, comete um erro. Eles não têm a maioria. (...) as eleições não têm nada ou muito pouco a ver com a dinâmica revolucionária."

Álvaro Cunhal, ex-Secretário Geral do PCP, em entrevista em 1975.

É este homem aclamado ainda hoje por esse partido, e é com ele que se levantam de punho levantado gritando "Viva o Marxismo-Leninismo". Nesse partido nada mudou.

Citação retirada da crónica semanal do Público de Helena Matos, sempre brilhantes.

sábado, fevereiro 5

Um Sonho

Eu gostava de viver num país em que os melhores empregos não fossem os da função pública, onde toda a gente se atropela para conseguir um lugar da função pública. Eu gostava de viver num país que não estivesse paralisado por uma função pública que só tem direitos e não tem deveres. Eu gostava de viver num país onde os políticos não tivessem medo desses grupos privilegiados. Eu gostava de viver num país onde a riqueza de uma pessoa se consegue à custa do trabalho e da iniciativa individual, e não à custa de cunhas e de esperteza saloia. Eu gostava de viver num país onde por cada incidente da vida as pessoas não se queixassem do Governo.

P.S.: Quando dei aulas no D. Maria, em Coimbra, várias vezes considerada a melhor escola pública do país, tive a oportunidade de ter como alunos rapazes e raparigas brilhantes. Alguns com médias de 19, e dei até um 20. Esses rapazes e raparigas podem ser o que quiserem no futuro. Quando perguntei que profissão gostavam de ter mais de metade deu a mesma resposta: médicos.

E assim vai o nosso país. Ninguém quer crescer por iniciativa própria, todos querem mamar da grande teta do Estado. Porque só quem é funcionário público é que tem privilégios. Os outros ou são pobres honestos ou excepções. A ideologia dominante nesta terra chama-se Socialismo Hipócrita.

Gmail

Já ouviste falar do Gmail?

Não? Então, em termos de actualidade informática tu és um info-ignorante.

Gmail é o novo serviço de e-mail da Google, a empresa da área dos serviços de busca da net. É também a empresa em maior expansão na área das novas tecnologias. Este novo serviço de e-mail tem várias vantagens. eu só preciso de vos dizer uma: tem um Giga de capacidade. Ou seja, 1000 MB. Chega?

Só se entra por convite. Eu ofereço 3. Basta mandar-me um e-mail, ou deixar nos comentários o vosso. paulosalvador@gmail.com.

quarta-feira, fevereiro 2

Leitura Essencial

Quem quiser ter uma opinião fundamentada sobre o verdadeiro estado do país tem que dispensar algum tempo à leitura de especialistas. Medina Carreira é um deles. Respeitado em todos os quadrantes políticos portugueses. Ontem ele escreveu um texto brilhante no diagnóstico e fundamentação dos problemas do país. Arrepiante nas conclusões. a não perder.

Em breve postarei um resumo deste texto. E depois postarei também o texto integral, quando o link já não funcionar.